A Pérola

Sei que é antiquado e que a maioria nem sabe o que é isto, mas sempre que falo de pérolas, sempre que penso em pérolas, me vem a mente a música Diamonds and Perals do Prince (?)…

Mas deixando de lado a música; vamos as pérolas…

A pérola é o símbolo lunar, ligado à água e a mulher. Nascida das águas ou nascida da Lua, encontrada em uma concha,

a pérola é símbolo da feminilidade.

Simboliza a sublimação dos instintos, espiritualização da matéria, a transfiguração dos elementos.

A pérola é rara, pura e preciosa. Pura porque é reputada sem defeito, porque é branca, porque o fato de ser retirada de uma água lodosa ou de uma concha grosseira não a altera.

Mas deixando de lado a simbologia, as pérolas são produtos de moluscos bivalentes, principalmente do tipo ostra. As pérolas são compostas de madrepérola (nácar), que por sua vez, contém, principalmente carbonato de cálcio e uma substância orgânica córnea, que atua como cimentadora dos microcristais que se depositam concentricamente. Tipo, na verdade, acredito que posso dizer que a pérola nada mais é do que uma partícula que foi “atacada” pelo sistema imunológico da pérola (se é que ela tem um).

O tamanho da pérola varia entre o de uma cabeça de alfinete e um ovo de pomba. A maior pérola natural (não que as outras sejam artificiais, com exceção das de plástico. mas digo natural a pérola que foi originada de uma partícula que penetrou na ostra sem a ajuda do homem. Este é o “detalhe” que difere a natual da cultivada) encontrada tem 5 cm de diâmetro; é a Hope.

Hope
Hope

Hoje, é raríssimo e caríssimo pérolas naturais.  Desde o século XX, com o esgotamento e a poluição, se reduziu de forma drástica o fornecimento de pérolas naturais. A crescente demanda por pérolas (se é que alguma vez ela deixou de ser “crescente”…) levou o homem a cultivá-las em grande escala, constituindo mais de 90% do comércio total de pérolas.

Para os que nem imaginam como se dá este cultivo; fazendas!!!!!

Fazenda de pérolas
Fazenda de pérolas

Antes que perguntem; estas pérolas levam de 2 a 3 anos na água  até atingirem de 0,5 mm a 1,0 mm.

E quando falamos em pérolas cultivada, elas podem ser de água salgada ou doce.

 Andrea Crivellari
Andrea Crivellari

Falar de pérolas e não mencionar as tahitianas seria um “sacrilégio”.

Grafite, quase negra, com um brilho que varia do azul ao verde, violeta e dourado, quando o Tahiti foi descoberto pelos ocidentais, a pérola negra já era conhecida na Europa com ” pérola das rainhas”. Belíssima e rara era privilégio de poucos.

Tiffany & Co.
Tiffany & Co.

Nem preciso enfatizar como as pérolas precisam de cuidados especiais…

Lembrem-se sempre que a conchiolina é uma substância orgânica, ela está sujeita a modificações, especialmente se tornar seca. Isto pode levar ao envelhecimento da pérola, limitando sua vida útil. Em média, se estima que uma pérola viva de 100 a 150 anos. Contudo existem pérolas com algumas centenas de anos…

Cuidados apropriados preservam e estendem a vida das pérolas. E secura demasiada também é prejudicial; as pérolas são sensíveis a ácidos, transpiração, cosméticos e spray para cabelos. Isso sem contar que como possuem uma baixa dureza, são facilmente danificadas. Portanto, as use e as guarde de tal maneira que a superfície delas nunca entrem em contato com metais ou outras gemas.

Ah, e antes que eu me esqueça, lá vai uma DeiADica: para que estiver pelo mundo, mais precisamente em Londres, o Victoria and Albert Museum está com uma exposição incrível de pérolas que vai até o dia 19 de janeiro de 2014 (http://www.vam.ac.uk/content/exhibitions/exhibition-pearls/).

Exhibition - Pearls
Exhibition – Pearls

Publicado por andreacrivellari

Jewelry Designer. Formada em Desenho de Moda no ano de 1999 pela Faculdade Santa Marcelina, com ênfase em Desenho de Jóias. Cursou Joalheria, por um breve período, com Renato Camargo no ano de 2003. Neste mesmo ano ingressou na Arte Metal, tendo Nao Yuasa como professora, onde permaneceu até meados de 2009. Hoje, faz parte do seleto e especial grupo de amigos e alunos de Nao Yuasa compartilhando seus conhecimentos em seu atelier. Em paralelo, cursou Gemologia com Mariana Magtaz, Mokumè Gane com Carlos Godoy, Feltragem com Renata Porto e Modelagem em Cera com Cécil Mattar , Esmaltação sobre Metais com Elisa Dale e Técnica de Cor no Metal com Alice Lobato. Tem como característica marcante a paixão pelos ricos detalhes em suas peças belas e delicadas, feitas por mãos extremamente habilidosas sob olhar minucioso. Referência em jóias delicadas e trabalho com serra.

Um comentário em “A Pérola

Deixe um comentário